Escuela cubana de ballet: dança de cubanidades

Deysi Emilia García-Rodríguez, Andrea Vieira-Zanella

Resumen


Apresentamos uma aproximação à Escuela cubana de ballet, a partir de uma abordagem que pondera a sua existência como evento que transcorre numa relação dialógica com os múltiplos acontecimentos do contexto no qual se desenvolve. Sublinham-se, nesta aproximação, as concepções teóricas de M. Bakhtin, as quais conduzem os fios do tecido de uma cultura e suas maneiras de se expressar nos tempos e espaços, e assim, obter um desenho com matizes diferentes, únicos no campo do balé clássico, mas, aberto à novos possíveis, insuspeitados. Assim, é apresentada a trajetória da construção dessa singularidade e as tensões entre variadas vozes sociais que possibilitaram sua emergência e consolidação.

Palabras clave


dança; cubanidades; tempos; dialogia; Escuela cubana de ballet.

Texto completo:

PDF

Referencias


Acosta, C. (2017). Acosta Danza y el bailarín del siglo XXI/Interviewer: P. Ángel & D. Stable. La Jiribilla. Revista de cultura cubana, La Habana.

Alonso, A. (2001). La voluntad, Carmen sempiterna/Interviewer: H. Rosete Silva & J. C. Guanche. La Jiribilla. Revista de Cultura Cubana (Vol 19), UNEAC, La Habana.

Bajtin, M. (1999). Estética de la creación verbal (10ª Ed. ed.). México, D.F.: Siglo XXI Editores.

Bakhtin, M. (2012 [1924]). Para uma filosofia do ato responsável (V. Viotello & C. A. Faraco, Trans. 2ª Edição ed.). São Carlos: Pedro&João Editores.

Benjamin, W. (1987a). Rua de mão única. Obras escolhidas (Vol. Vol. 2). São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (1987b). Rua de mão única. Obras escolhidas II. São Paulo: Editora Brasiliense.

Bernstein, B. (2009). Algunas consideraciones en relación con el problema “arte y etnos”. In D. Navarro (Ed.), El pensamiento cultural ruso en criterios: 1972-2008 (Vol. 2, pp. 246-269). La Habana: Centro Teórico-Cultural Criterios.

Cabrera, M. (2010). El ballet en Cuba: nacimiento de una escuela en el siglo XX (1ª Ed. ed.). Buenoa Aires: Balletin Dance.

Cabrera, M. (2014). Retrato de la escuela cubana de Ballet. Retrieved from http://www.cubadebate.cu/fotorreportajes/2014/10/27/retrato-de-la-escuela-cubana-de-ballet/#.VWADJPD0-dM

Carpentier, A. (1990). Letra y solfa: ballet 2. Varioaciones sobre el ballet. La Habana: Editorial Letras Cubanas.

Castañeda, M. (2015). Ana Pavlova: gran mito de la danza en el centenario de su visita a Cuba. Granma.

Domingo, L. (2008). El Ballet Nacional de Cuba. A 60 años de su fundación. Espacio Laical, 80-82.

Ecured. (s/d). Fernando Ortiz Ecured. Enciclopedia colaborativa cubana en red. La Habana.

García, D., & Zanella, A. (2017). Entrelaçando fios. Cuba e suas cubanidades no tecido da Escola Cubana de Balé. Urdimento (UDESC), 1(28), 202-220.

Guanche, J. (2005). El legado indígena a la cultura cubana. Retrieved from http://www.caribenet.info/ilnostrosito.asp?l=spa

Guanche, J. (2012). La sociedad abakuá y su influencia en el Arte. Retrieved from http://archivo.cubarte.cult.cu/periodico/opinion/la-sociedad-abakua-y-su-influencia-en-el-arte/21353.html

La-Voz-de-Rusia. (2011). Desde México hasta Buenos Aires en el ritmo de la danza. Retrieved from http://mundo.sputniknews.com/spanish_ruvr_ru/radio_broadcast/53074770/59247541/sp.ria.ru

Lajo, R., & Surroca, J. (2001). Léxivo de arte (4ª Ed. ed.). Madrid: Ediciones Akal, S. A.

López, A. (2015). Directorio de personalidades. Retrieved from http://www.baibrama.cult.cu/pages/person.php?idperson=6

Méndez, R. (2000). El ballet. Guía para espectadores. Santiago de Cuba: Editorial Oriente.

Merlin, C. d. (1844). Viaje á La Habana. Madrid: Imprenta de la Sociedad Literaria y Tipográfica.

Ortiz, F. (2002 [1940]). Los factores humanos de la cubanidad. (Mayo-diciembre), 1-15.

Riera Sanz, C. (2012). Ramiro Guerra, bailarín, coreógrafo y maestro. (Licenciatura en educación. Especialidad Danza), Universidad de Chile, Santiago de Chile. Retrieved from http://repositorio.uchile.cl/bitstream/handle/2250/111578/riera.pdf?sequence=1

Sánchez, J. (1996). Vida de Carlos Enríquez (1ª Ed ed.). La Habana: Editorial Letras Cubanas.

Sarmiento Ramírez, I. (2005). Itinerario histórico de la identidad cultural y la nacionalidad cubana. Caravelle. Cahiers du monde hispanique et luso-brésilien, 84(1), 193-223.

Silva, J. S. d. (2007). Movimento corporal e processos de subjetivação: um olhar através da dança. In O. d. S. Soubbotnik & M. Soubbotnik (Eds.), O Corpo e suas fic(xa)ções (pp. 184-192). Vitória: PPGL/MEL.

Simón, P. (2004). El Ballet Nacional de Cuba: algunos aspectos de su trayectoria. Retrieved from http://www.lajiribilla.co.cu/2004/n156_04/156_20.html

Torres Cuevas, E. (1995). En busca de la cubanidad. Parte I. Debates Americanos, Enero/junio(1), 2-17.

Torres Cuevas, E. (1996). En busca de la cubanidad. Parte II. Debates Americanos, Enero-junio(2), 9-11.

Torres Cuevas, E. (1997). En busca de la cubanidad. Parte III. Debates Americanos, Enero-junio(3), 3-10.

Zanella, A. (2013). Perguntar, registrar, escrever: inquietações metodológicas. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Copyright (c) 2017 Santiago

Santiago e-ISSN:2227-6513